As botas masculinas são o tipo de calçado que une conforto e estilo. Se você ainda não possui uma em seu armário, talvez não conheça os principais estilos, não saiba como usá-las e como elas podem tornar seu visual muito mais funcional e estiloso.
Pensando nisso, a Democrata reuniu neste conteúdo os principais tipos de botas masculinas com dicas práticas de como usar, além de como escolher a ideal e como cuidar para que ela dure muito mais. Continue lendo para conferir tudo!
Por que apostar em botas masculinas?
Praticidade, estilo e conforto! Gostaria de ter essas três características em uma só peça? Então, a bota masculina é para você! A bota é um calçado que teve origem devido às longas viagens a cavalo para que os guerreiros suportassem o frio intenso, ou seja, ela é um calçado que, desde sua origem, foi pensado para proporcionar maior resistência e conforto aos homens.
Sendo assim, botas de qualidade tendem a ter uma durabilidade admirável, além de manterem os pés aquecidos e secos quando o tempo está úmido e frio.
O tempo passou e, apesar de a funcionalidade da bota masculina ser o ponto principal, o homem evoluiu e os estilos surgiram! Hoje, existem vários tipos, com diferentes estilos, cores, texturas e tecidos. Por isso, existe uma bota para todo homem! Então, se você deseja apostar em um calçado confortável, resistente, estiloso e com longa durabilidade, conheça os tipos de bota e decida qual é a ideal para você.
Principais tipos de botas masculinas
Assim como existem diferentes tipos de sapatos masculinos, também existem muitos tipos de botas masculinas, o que pode parecer confuso saber por onde começar. Afinal, há um universo de modelos, estampas e tecidos.
Por isso, a Democrata separou os principais tipos de botas masculinas e sugestões de como usá-las para você ver com qual estilo se identifica mais e encontrar o modelo perfeito para você. Confira!
Bota Chelsea: sofisticação e praticidade em um só calçado
A bota Chelsea é conhecida por ser uma bota sem cadarço. Ela foi inventada para ser prática de calçar e descalçar, por isso, conta com elásticos nas laterais e puxador na parte do calcanhar. Apesar de ter sido desenvolvida no século XIX, esse é um modelo de bota atemporal e que ficou muito popularizado nos anos 60 por bandas como The Rolling Stones e The Beatles terem aderido a ela.
Com isso, podemos afirmar que a bota Chelsea une tradição, praticidade e estilo. Mas como usá-la? Bom, em um evento mais formal, como reunião de trabalho ou casamentos, a bota Chelsea, com solado de couro e um cabedal mais limpo, preto e sem estampa, casa muito bem com ternos ou um visual de alfaiataria. Já para ocasiões informais, ela também é uma excelente opção quando combinada com uma camisa polo e um jeans.
Bota coturno: o clássico robusto para um visual autêntico
Os coturnos são conhecidos por estarem ligados a uma imagem militar e robusta. Normalmente, são compostos por couro ou materiais resistentes, solado tratorado e cadarço, dando muita personalidade ao visual.
O coturno não é a opção mais indicada para ser combinada com peças sociais, pois os estilos são muito contrastantes. Por isso, se deseja usá-lo de forma casual e despojada, combine-o com jeans skinny ou cargo e uma jaqueta de couro. Já para um visual urbano moderno, aposte em calça de alfaiataria slim e uma camisa oversized. Se deseja um look streetwear, opte por peças em preto, camisetas estampadas e acessórios, principalmente de metal.
Aproveite para conferir os acessórios masculinos indispensáveis do homem moderno e personalize seu visual com o seu estilo!
Bota Brogue: elegância com um toque retrô
A bota Brogue é caracterizada pelos seus detalhes perfurados no couro, tornando-se uma escolha sofisticada e clássica. Por abordar o clássico, se deseja um look elegante para um evento formal, combine-a com calça de alfaiataria e camisa.
Se está procurando algo casual, mas ainda com um toque de sofisticação, combine um jeans escuro e blazers. Já em dias frios, a bota Brogue e um suéter podem ser grandes aliados. Uma dica extra para usar esse tipo de bota masculina é dar preferência para meias mais discretas, tornando o visual mais polido e sofisticado.
Bota Chukka: versatilidade e sofisticação casual
A bota Chukka é um tipo de botina cujo modelo tem cano curto e amarração de duas a três ilhoses. Ela tem a medida perfeita de sofisticação.
Esse modelo de bota combina muito com calça chino e camisa polo, criando um visual equilibrado! Já para um momento mais descontraído, usar um jeans slim e camiseta básica com a bota Chukka é a alternativa certa. Por fim, para um toque elegante sem exageros, experimente essa bota com blazer e calça reta.
Bota Western (Texana): estilo rústico e personalidade forte
Inspirada no estilo cowboy, a bota texana possui bico fino ou arredondado, cano médio ou alto e ainda detalhes como bordados ou recortes. Ela é um tipo de bota masculina para quem tem personalidade e está decidido a ousar.
Para usar a bota Western, você pode combiná-la com um jeans reto e camisa xadrez e terá um look autêntico! Já para um visual moderno, experimente-a com calça preta e jaqueta de couro. Se você deseja deixar todo o foco do visual para a bota, aposte em demais peças neutras para que o destaque fique em seus pés.
Bota workboot: durabilidade e estilo utilitário
A workboot é inspirada em botas de trabalho, possuindo um solado robusto e um design funcional. Para um look rústico, combine-a com jeans bruto e camisa xadrez! Já para um visual urbano, tente uma calça cargo com moletom oversized. Em dias de inverno, opte por um casaco pesado para dar um toque de “estilo lumberjack” ao visual.
Bota Desert: leveza e casualidade na medida certa
A bota Desert, da mesma família que a bota Chukka, possui sola de crepe e geralmente é composta por camurça, sendo perfeita para ocasiões casuais. Para usá-la, você pode combinar com bermuda de alfaiataria e camisa para um look de verão mais sofisticado. Já para um visual casual moderno, tente usá-la com jeans slim e camisa de linho! No dia a dia, combine uma calça chino e uma camiseta básica com a bota Desert e você terá um visual básico, mas estiloso.
Os sapatos merecem muita atenção, pois eles podem se adequar a qualquer tipo de evento ou visual. Por exemplo, é possível usar calça de alfaiataria com tênis com as dicas certas!
Como escolher a bota masculina ideal?
A escolha da bota masculina ideal dependerá do que você procura, do estilo que tem e dos lugares que deseja frequentar utilizando-a! Apesar de todos os tipos de botas masculinas serem muito versáteis e adaptáveis a diversos visuais e eventos, o seu gosto é o que será responsável pela decisão.
Comece se questionando quais cores de sapatos você mais usa, qual ambiente mais irá usar a bota e, por fim, qual modelo mais te interessou, seja pelo design, funcionalidade ou as possíveis combinações para um visual.
Cuidados e manutenção das botas masculinas
Os cuidados e a manutenção com as botas masculinas podem ser divididos em 3 passos:
- Limpeza;
- Como guardar;
- Manutenção.
Confira mais detalhes a seguir:
Como realizar a limpeza das botas masculinas
Para a limpeza, opte sempre por usar escova de cerdas macias, pano úmido, sabão neutro ou produtos de limpeza específicos para couro, como produtos que limpam e hidratam esse tipo de tecido.
- Para iniciar, retire toda a sujeira grossa, passando suavemente a escova nas superfícies da bota (cabedal e sola).
Em seguida, prepare uma mistura de água morna com sabão neutro, molhe o pano e retire todo o excesso da solução para, então, esfregar sem força e com delicadeza a bota. - Após tirar toda a sujeira nesse processo, pegue outro pano úmido somente com água e limpe os resíduos.
- Por fim, deixe a bota secar naturalmente. Nada de luz solar ou secadores, já que isso pode comprometer o tecido do calçado.
Como guardar corretamente as botas masculinas
Primeiramente, escolha um local seco e arejado para evitar mofo no calçado. Para manter o formato original, faça bolas de papel e preencha o interior da bota.
Essa prática impedirá que ele deforme, estando sempre pronto para uso. Além disso, se possível, guarde as botas em sacos de tecido ou caixas de calçado, pois a poeira e a exposição a longo prazo também podem contribuir para o desgaste.
Como fazer a manutenção corretamente das botas masculinas
Os cuidados básicos funcionam bem: mantenha sua bota limpa diariamente com os produtos indicados para cada tipo de tecido ou com água e sabão neutro. Além disso, ao perceber algum detalhe que precisa ser arrumado, procure a solução no primeiro instante para que não se torne um dano maior e até irreversível.
Agora que você conhece os principais tipos de botas masculinas, confira os principais estilos de roupas masculinas e como usá-las. Assim, você estará preparado para ter o estilo almejado e um guarda-roupa funcional!
